terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A cadeira de pneus usados e o nosso mundo complicado.


A partir de hoje, o DecorandoTudo inaugura uma nova seção chamada Mundo Complicado.
Nela você vai ver temas, ligados ou não ao mundo da decoração, típicos dos nossos dias.
A intenção da seção não é fazer crítica, mas discutir algumas atitudes, hábitos e comportamentos que divulgamos, muitas vezes influenciados pela mídia.

Para começar, um pouco sobre a sustentabilidade, reciclagem e meio ambiente.
Todos temas da moda.
E, por força da mídia, nos esforçamos para fazer as nossas ações e vender uma imagem condizente.

Mas, falando francamente sobre alguns produtos que circulam por aí, mostrados na tv, nas revistas, nos sites, nos blogs etc fica a pergunta: você usaria?
A foto acima é o típico produto do nossos dias, uma espreguiçadeira feita com pneus usados, e que ninguém tem coragem de criticar.

Repito a pergunta e acrescento mais algumas:
Você usaria?
Colocaria tal peça em destaque na sua casa?
Seria confortável?
Seria durável?
Sujaria a roupa?
Teria cheiro?

Se as suas resposta apontaram para uma rejeição ao uso pessoal da espreguiçadeira, cabe uma nova pergunta:
A quem interessa divulgar um produto desses, a não ser aos que faltam assunto mais consistente?

Pois é... nós estamos fazendo o mundo ficar cada dia mais complicado.

3 comentários:

sylvanamarques disse...

Bem, suas perguntas realmente nos coloca numa sinuca de bico...Mas vamos lá,vou tentar responder algumas delas...Aqui vão minhas respostas,bem independentes,estou respondendo de coração,sem querer seguir padrões ou querer agradar,é apenas meu ponto de vista e me sinto a vontade de deixa-lo aqui porque acho que suas matérias são escritas também bem livres,expressando suas idéas,e vc nos deixa livre para tal...acho super legal a capacidade de inventar, achei essa cadeira "super maneira","legal"...Algo assim,criativa, porém entre a criatividade,a inventividade e o conforto e a funcionalidade podem existir abismos...Eu não colocaria a cadeira de pneus na minha sala,seria algo que eu passaria longe,nõ queria na minha residencia,também não a colocaria na minha casa de praia,mesmo sendo um lugar que a gente senta molhado,acho que ela poderia esquentar,nao gostaria de me bronzear em cima dela...Mas ela atenderia minhas expectativas,naquela granja,sítio ou fazenda,onde colocam pneus com cordas em baixo de arvores para as crianças se balançarem... Tem uma chacára de um amigo meu que tem um cantinho assim com três pneus pintados servindo de balanço em baixo de arvores,com escorregas,gangorra...Acho que nesse ambiente umas duas dessas para as criança repousarem,pularem,brincarem enquanto esperam sua vez,ou quando se sentirem exausta seria ótimo... RSSSSSSSSSS lá ela poderia ficar,levar chuva,fazer parte da diversão...
Um grande beijo
Syl

Rossana disse...

Realmente, o mundo é estranho e complicado! Por que alguém gasta 5 mil reais em uma mesa de centro feita com material "ecológico"? Não seria mais ecológico deixar de gastar esse dinheiro e investir em uma causa que realmente trará um benefício direto para a humanidade?
Acho que a compra desses "eco-produtos" para milionários é impulsionada pelo bem-estar psicológico que ela traz, transmitindo a falsa sensação de que o consumidor está colaborando com a justiça social e ambiental!

Celia A disse...

Outros produtos eu não sei, mas esta cadeira não tem um aspecto muito apelativo, eu não compraria nem gostaria de ter em casa.