segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O lugar aonde eu moro.


A postagem abaixo faz parte do projeto Mostre-se ao Mundo, realizado pela Abril Digital, onde os blogueiros publicam suas fotos retratando a sua cidade.
Sou um dos convidados e se você se interessa por fotografia e urbanização, convido você para, após ler o texto, clicar nos links dos álbuns com as fotos do projeto sobre a minha cidade no final desta postagem.

"Sempre associei o lugar onde eu moro com a minha casa. Deve ser porque o meu assunto principal é decoração de interiores.
Mas quando recebi o convite para participar do projeto Mostre-se ao Mundo retratando a minha cidade, me dei conta que ela também é o lugar onde eu moro.
Parece óbvio, mas não é tanto assim. Não consideramos verdadeiramente as nossas cidades como as nossas casas.

Se considerássemos, elas estariam melhores. Habitamos as cidades como se elas não fossem parte da nossa vida, mas um meio onde necessariamente temos que estar. E conviver.

Moro em Araraquara, Estado de São Paulo, uma cidade do interior.
Não tão pequena como os moradores das capitais imaginam as cidades do interior e nem tão grande como os moradores de uma cidade do interior querem que sua cidade seja.
Nos ensaios fotográficos mostro detalhes que se não formos capazes de administrar e corrigir, me fazem concluir que não seremos capazes de resolver questões mais complexas.

Não adianta discutir a favelização, a criminalidade, o trânsito, a arrecadação, o desemprego etc se nós, como contribuintes, não nos importamos com pedras soltas no piso de uma praça ou um pequeno buraco na calçada.
E o administrador, se não tem capacidade para manter uma praça bem cuidada, não terá capacidade para mais nada.

Poderia ter feito fotos bonitas, vistas noturnas, detalhes arquitetônicos com o céu ao fundo, uma praça com chafariz.
Estaria enganando vocês.
Pior, estaria me enganando."

Esta postagem é parte da Missão - Mostre-se ao Mundo, proposto pela Abril Digital aos blogueiros e é completada com a publicação das fotos no PinFotos. São 4 álbuns que podem ser acessados pelos links abaixo:

-
Vistas da cidade
-
Cenas Cotidianas
- Coletividade
- Municipalidade

4 comentários:

Marcele Silveira disse...

Lindo o post, linda a iniciativa da Abril Digital e linda sua cidade (Conheço Araraquara pois tenho amigas queridas que moram aí) apesar dos entraves de todas as cidades que estão em crescimento nos revelam. Parabéns!

sylvanamarques disse...

Gostei muito dessa postagem e achei super legal mostrar realmente o que é...As coisas não devem ser tão disfarçadas ou enganadas até pq estamos num moento de ver realmente como tudo esta para começarmos a concertar e vim lhe convidar para ver minha publicação dessa semana que fala sobre 3R em decoração, reciclar,reutilzar e reduzir...
Espero sua visita:
www.sylkellydecor.blogspot.com

Cris Ventura disse...

Muito interessante o projeto! E com certeza a nossa cidade também é a nossa casa, mas nem sempre lembramos disso...As fotos estão ótimas! Até mais!

Unknown disse...

oi, sou nova aqui no seu blog e gostei muito dele. Eu moro em Araraquara tb, sou arquiteta e já comprei coisas da bade, gosto muito do design dos objetos. E parabens pelas fotos!