sábado, 18 de outubro de 2008

É um quarto para os seus filhos ou o quarto que você gostaria de ter quando era criança?



Olha cada perguntinha chata:

- Você conheceu telefone com disco de números?
- Você conheceu disco de vinil?
- Você conheceu a TV Tupi ou a Rede Manchete?

Se você respondeu todas as perguntas com um "SIM!", ganhou o prêmio "Não tenho mais idade pra isso" e provavelmente já tem filhos.
Mas se você respondeu "Nããão!" para todas, ganhou o prêmio "Eles não sabem de nada, eu sei tudo" e provavelmente é o próprio filho dos sim aí de cima.

O tempo passa e as referências também. Felizmente!
Pois bem, pense nisso na hora de fazer qualquer coisa relacionada com a decoração do quarto dos seus filhos. Pesquisando "quarto infantil" e "decoração infantil" no Google, você vai ver que as meninas são as que mais sofrem.
Você só encontra coisas com lacinhos, fitinhas, borboletinhas, almofadinhas, babadinhos e tudo rosinha. Resumindo, só quarto da Branca de Neve na casa dos 7 anões...
Para meninos a coisa não é tão caracterizada, mas...

Infelizmente esse é um erro que até os decoradores cometem quando vão criar um ambiente infantil: pegam as referências de quando eles eram crianças, lá quase na pré-história e trazem para os dias de hoje.
Fica parecendo um cenário de desenho animado do Walt Disney com a Bela Adormecida.
Hoje em dia, o negócio é Pixar, DreamWorks e alguns outros que nem conhecemos.
As personagens femininas infantis e adolescentes são Pucca, Meninas Super Poderosas e algumas outras que também não conhecemos. E os meninos adoram qualquer coisa que dá soco e espirra sangue.

Os designers que estão criando esses móveis são adultos e, igualmente, não se interam do universo infantil atual e buscam na sua infância as referências.
E as crianças que vão ser usuárias da decoração? Ora, são crianças e não contam nessa hora...

A indústria de decoração não usa e ainda não descobriu o marketing que a indústria de porcarias infantis em forma de salgadinhos e brinquedos usa e abusa, então as crianças ainda não opinam na decoração.
Mas deveriam opinar e deveriam ter um ambiente adequado ao estilo de vida deles, enfim, deveriam ser ouvidos.
Pra que serve um monte de bichinhos de pelúcia arrumadinhos, um ao lado do outro, em um quarto infantil se a criança não brinca mais com pelúcia?
Só deve ser para agradar o gosto dos pais.
Para que serve aquela caminha de princesa?
A cômoda cheia de lacinhos?
A cadeirinha quase provençal, rosinha, com uma almofadinha no assento?
Você já se perguntou tudo isso?

A sua coleção de CDs, com seus encartes, organizados cuidadosamente por ordem alfabética em uma estante, é preciosa só para você.
As crianças e adolescentes de hoje usam iPods e carregam no bolso o equivalente a todo o conteúdo da sua estante.

Para terminar, as fotos mostram ambientes infantis encontrados no Google e personagens atuais.
Fala a verdade: combinam?




2 comentários:

Cris Ventura disse...

Sensacional esse post!!! E muito verdadeiro!!! No Feng Shui sempre recomendo que envolvam as crianças na decoração...E outro erro comum é pendurar quadros fora da altura dos olhos dos pequenos...Pra que um quarto encantado se não é possível brincar, nem se sentir bem nele e achar que tá no túnel do tempo?! Rs...Parabéns pelo Post! Bjs!

sylvanamarques disse...

Adorei esse post e já sou balzaca KKKKKK entrei nos 30, e minha época éra do He-man,She-ra,Smurffs,Caverna do Dragão, power rangers,pink e cérebro e realmente hoje isso mudou,mas se prestarmos mais um pouquinho de atençao no mundo infantil é um barato vc citou aí a PUCCA sou realmente apaixonada por ela,é uma fofa,inclusive essa fotinho dela q vc publicou tenho no meu msn,a Pucca e linda, a Betty Boop voltou com força total é uma fofurinha e quem ainda nao viu o sapinho Keropi que deixa o verde florescente o máximo,além das poderosas que na minha epoca nao haviam inventado nada igual pois elas são o máximo e se eu fosse pequena gritava assim: "EU SOU A DOCINHO",minha irmá q é loirinha seria a lindinha KKKKKKK as três espiãs super demais são um charme e o Bob esponja é unanime na graça...AMUUUUUUUUUUUUUU os de hoje e os de ontemmmmmmmmmmm