quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Você tem medo do que?


Você nunca comprou em lojas virtuais?
Apesar de serem chamadas de lojas virtuais, as lojas que vendem pela internet são reais e oferecem diversas vantagens sobre as chamadas físicas:

- Trânsito: em cidades médias e grandes está cada vez mais difícil enfrentar o trânsito e encontrar vagas para estacionar, isso sem considerar o custo adicional que o estacionamento acarreta.

- Segurança: infelizmente, a violência nas ruas é um fato real.

- Tempo: a quantidade de tarefas no dia-a-dia limita o seu tempo para escolher, pesquisar e decidir pela compra, já que as lojas físicas tem horário de funcionamento coincidentes com todas essas tarefas (escolas, bancos, supermercados, trabalho etc).

- Escolha: embora algumas pessoas necessitem de uma opinião e uma sugestão na hora da compra, raramente a opinião de um vendedor pode ser considerada como sincera. Ele precisa realizar a venda e vai direcioná-la segundo os seus interesses. Na loja virtual você tem tempo de sobra para decidir e, se precisar de uma opinião, pode pedí-la para pessoas mais confiáveis como um amigo, conhecido, parente etc.

- Opções: ir de loja em loja pesquisando preços e produtos para depois retornar para comprar é uma tarefa que pode acabar com o seu bom humor e capacidade de raciocínio para fazer o melhor negócio. Isso é muito mais fácil e lógico de se fazer em lojas virtuais, marcando todas as opções interessantes e decidindo com tempo.

- Limitação geográfica: a não ser os grandes magazines e lojas de rede, que tem em sua linha os mesmos produtos, muitas vezes você não encontra o que procura em sua cidade.
Pior, muitas vezes você nem fica sabendo que existem opções. Na internet você pode estar em qualquer cidade e comprar em qualquer outra cidade, como se estivesse em um imenso shopping com muitas lojas de diversos segmentos e estilos.

- Pagamento: muito se falou sobre os golpes aplicados por lojas virtuais. Isso foi muito frequente no início do comércio eletrônico, quando os meios de pagamento possibilitavam em muito esse tipo de golpe. Atualmente os sistemas evoluíram e você pode realizar uma transação segura, desde que tome a precaução de checar a seriedade da loja. Golpistas sempre existiram e continuarão existindo, seja na internet ou qualquer outro lugar.
Sistemas como o PagSeguro, do Grupo UOL, garantem a você segurança e comodidade. Todos os tipos de pagamento são aceitos (boleto, transferência bancária, débito online, cartão de crédito).
Lojas que trabalham com esse tipo de sistema são garantidas, pois você não faz o pagamento diretamente a elas, mas sim ao PagSeguro que é um intermediário entre o comprador e o vendedor. Caso ocorra algum problema como mercadoria não entregue, defeito, produto diferente do comprado etc, você pode simplesmente comunicar ao PagSeguro e o seu pagamento será devolvido.

- Preço: o custo de manutenção de uma loja virtual, na maioria dos casos, é infinitamente menor do que uma loja física. E essa diferença se reflete no custo do produto, principalmente quando não são artigos de consumo massificado.

- Comodidade: você compra em casa e recebe em casa.
Sem gastar combustível, sem se estressar no trânsito, sem papo furado de vendedor e sem fustrações por não ter achado o que procurava.

E aí, ainda tem medo?

4 comentários:

Talma disse...

Oi Carlos, um feliz 2009 para vc e família!!
Olha, eu sou meio como São Tomé, sabe? Só vendo para crer.
Existem coisas que têm medida padrão ou acabamento "teoricamente" conhecido, mas para outras tantas, para mim, tem que pegar para ver como é o produto mesmo. Isso porque que muitas vezes vc vê a foto e imagina uma coisa, chega em casa e o produto é outra coisa.
Mas já comprei coisas pela internet, sim, e saí muito satisfeita.
Abraços!!

sylvanamarques disse...

Bom dia,

Apesar de ter materiais que realmente queremos ver,pegar,senti-lo, existem um número gigantesco de artigos que até ja temos conhecimentos como produtos padronizados e eu gosto muito de comprar virtualmente,ja comprei mais de 20 DVD´s quando estava no mestrado e precisava de alguns titulos que eu nao encontrava de jeito nenhum aqui em Natal,onde estou hoje, comprei tambem Livros variados,tanto em livrarias virtuais famosas como nas indicadas pela estante virtual,não sei se sou sortuda só sei q sempre deu certo!
Beijos e feliz 2009 p vc!

Patricia M. disse...

Ah, compro sempre que posso pela internet! É possível achar preços mais baixos realmente, e a comodidade nem se comenta! Não gosto de comprar no cartão. Prefiro boleto bancário. É sempre bom prevenir, apesar da segurança em grandes sites ser boa. Vc nunca sabe do que um hacker desocupado é capaz...

A melhor coisa é não ter vendedores enchendo a paciência...=)

Anônimo disse...

Sempre compro online, também acho mais cômodo e principalmente permite uma maior diversidade de produtos, inclusive os que por problemas de distribuição ou falta de interesse não chegam ao Brasil, como alguns livros e jogos.
Engraçado que já tive o cartão de crédito clonado muito provavelmente por um cara de assinaturas de revistas em stands, mas apesar de usar online bastante depois disso nunca tive mais problemas.